Blogue Blue

Blogue Blue

sábado, 4 de dezembro de 2010

"Sem torcedor não há futebol, e sem futebol não há alegria!"





"Há muito tempo que a prática de jogar futebol se distanciou da de torcer por uma equipe profissional. O jogador e o torcedor são hoje personagens completamente apartadas de um mesmo espetáculo, cada vez mais midiático.

Mas em São Paulo sempre resistiu entremeada pela explosão irracional da cidade a prática do futebol amador. A várzea paulista é rica de histórias, muitas mais do que as do futebol profissional.

Hoje, num momento em que os estádios passam por um processo de elitização nunca antes visto que coloca em jogo a existência também do torcedor, nada mais justo do que ser a várzea o lugar a dar espaço para que o torcedor possa, fazendo o movimento contrário, gritar contra sua exclusão e se reaproximar do ato de jogar.

É com isso em mente que o Autônomos FC, time autogerido da várzea paulistana, e a Associação Nacional dos Torcedores (ANT), organização supra-clubística recém-criada para ser a pedra no sapato daqueles que querem nos despejar dos estádios, convidam, em parceria com a Rádio Várzea Livre da USP e o Bloco Carnavalesco Filhos da Santa - já que samba e rádio sempre andaram juntos do futebol - para a

I Copa do Torcedor.

Essa copa consistirá de uma grande festa no campo do Autônomos FC, com um campeonato de futebol de areia - times de 6 jogadores/as - e um amistoso entre o Auto e a Rádio Várzea. Qualquer um pode jogar, vale time de todos os gêneros, idades e orientações sexuais. A ideia é se divertir e dizer que o futebol é nosso e dele não desistiremos!

Durante a festa, teremos música, comida, bebida e, depois do amistoso, o pessoal do Filhos da Santa mandando um samba de mesa da melhor qualidade!

Pra completar, usaremos o evento ainda para arrecadar alimentos, roupas, colchonetes e material escolar para as ocupações dos sem-teto no centro de São Paulo - afinal, falar de futebol no Brasil hoje é falar de Copa do Mundo, e falar de Copa do Mundo é falar também do processo de desalojamento de famílias pra construção de rodovias, estádios, hotéis e toda a aparelhagem urbana que a Fifa exige pra ganhar dinheiro.

Tudo isso acontecerá no CDM Bento Bicudo, casa do Autônomos, dia 11/12, a partir das 10h da manhã. O endereço exato é Rua Werner Siemens, 350 - ponte do Piqueri, lado Lapa.

Junte seus amigos, monte um time e venha jogar. Pode ser um time de torcedores de uma mesma equipe, uma combinação ou o que você quiser. Se você não consigar montar um time previamente, venha sozinho mesmo e entre em algum dos muitos combinados que por lá estarão.

A festa é sua, torcedor!
Divulgue este chamado!
I Copa do Torcedor  no CDM Bento Bicudo, campo do Autônomos FC

Rua Werner Siemens, 350 - ponte do Piqueri, lado Lapa
11/12 - a partir das 10h

Sem comentários: