Blogue Blue

Blogue Blue

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Isenção fiscal e péssimas condições de trabalho nas obras da Copa 2014.

Não contentes com a isenção fiscal que receberam, as empreiteiras apertam seus trabalhadores para ampliar ainda mais seus lucros. Veja abaixo o exemplo da construção da Arena do Grêmio em Porto Alegre (RS).

Observe que quando a notícia se refere a "falta de cumprimento quanto as horas trabalhadas", acrescente período de folga definido para que os trabalhadores se encontrem com suas famílias que vivem longe.


E na notícia da Câmara de Vereadores, quando se faz referência aos "volumosos investimentos em infraestrutura urbana, mobilidade, saneamento básico, qualificação de pessoal, saúde pública, entre outros" que a isenção fiscal promoverá, leia-se investimentos públicos em infraestrutura e reestruturação urbana realizada para empreendimentos imobiliários em toda a Região do 4º Distrito.

Fonte: Construtora ESPAÇO NOVO
http://portaldoguaiba.wordpress.com/category/por-que-investir-no-4º-distrito/




24/02/2011 - 12h35
Operários da Arena do Grêmio paralisam obras em dia de visita de políticos
Do UOL Esporte
Em Porto Alegre*

Os operários da empresa OAS,responsável pela construção da Arena do Grêmio, paralisaram as obras nesta quinta-feira. A parada pode se transformar em greve oficial dependendo do aval do sindicato da categoria. Os operários da empresa OAS,  O momento não poderia ser pior para isso, já que autoridades da Copa-2014 visitarão o local.



"Há uma comissão formada para vermos esta situação. Dependendo da atitude da empresa nós vamos tornar a parada uma greve", garantiu o presidente do Sindicato, Isabelino dos Santos, àRádio Gaúcha.Nesta quinta-feira o secretário estadual do Esporte e Lazer, Kalil Sehbe acompanha visita do ministro do Esporte Orlando Silva em Porto Alegre. A agenda aponta ida ao Beira-Rio - estádio que será sede dos jogos em 2014 - e também aos campos de treinamento, entre eles a Arena. Também estarão presentes o secretário extraordinário da Copa 2014 de Porto Alegre, João Bosco Vaz, o prefeito da cidade, José Fortunatti, e o governador do Estado, Tarso Genro. Após a agenda dos políticos será realizada uma entrevista coletiva.



Os operários querem melhores condições de trabalho, alojamentos e salários. Dependendo de determinação do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada do Rio Grande do Sul (Siticepot) a paralisação será oficializada como greve. Com salários inferiores a R$ 900,00, eles esperam aumento e melhorias em suas residências. Cerca de 300 profissionais trabalham para erguer o estádio. Outra reclamação se dá pela falta de cumprimento nas horas de descanso obrigatórias. Segundo os operários, não há respeito sobre folgas.


Através de nota oficial via assessoria de imprensa a OAS garantiu que chegará a um acordo com os empregados. "A OAS informa que está atenta às manifestações dos trabalhadores da obra da Arena do Grêmio.  Os representantes da OAS e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada no Estado do RS  estão reunidos visando encontrar a melhor forma de condução das reivindicações. A OAS afirma que o episódio em nada irá alterar o cronograma das obras, que segue em dia e em ritmo acelerado", comunicou.



O Grêmio não tem qualquer relação com a parada. A construção do  novo estádio é coordenada pela OAS, ligada à Grêmio Empreendimentos - empresa derivada do clube. A expectativa é que a nova casa esteja pronta até 2013 e seja utilizada na Copa do Mundo em 2014 inicialmente como campo de treinamento.
*Atualizado às 13h58


_______


Aprovada isenções para Copa 2014
16/06/2010 Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Os vereadores de Porto Alegre aprovaram, na sessão desta quarta-feira (16/06), projeto de lei complementar do Executivo (PLCE)  que altera a redação da Lei Complementar 605, que trata de isenção a pessoas física, jurídica ou equiparada, nacional ou estrangeira, do ISSQN, IPTU, ITBI, das taxas instituídas pelo Município e da contribuição para custeio dos serviços de iluminação pública (CIP). A proposta atende exigências da Fifa em relação às cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Conforme o projeto, será beneficiada da isenção toda pessoa física, jurídica ou equiparada, nacional ou estrangeira, inclusive delegação esportiva, previamente credenciada pela Fifa, que fornecerá a relação oficial à Secretaria Municipal da Fazenda (SMF). Também podem ser beneficiadas pessoas jurídicas devidamente credenciadas pelo Município e contratadas por clube de futebol profissional para a construção, ampliação, reforma ou modernização de estádio de futebol e respectivos estacionamento e centro de imprensa, cujas estruturas sejam ou venham a ser declaradas de interesse pelo Comitê Organizador Local da Copa.

Com a isenção haverá redução dos custos de construção e modernização dos estádios. A renúncia decorrente da medida proposta será compensada pelo fato de a lei permitir que a cidade tenha um estádio nas condições técnicas exigidas pela Fifa, o que resultará em volumosos investimentos em infraestrutura urbana, mobilidade, saneamento básico, qualificação de pessoal, saúde pública, entre outras. A compensação também se dará, segundo o Executivo, pela receita extra que ingressará nos cofres do Município decorrente do consumo de bens e serviços pelas milhares de pessoas que acorrerão à cidade atraídas pela Copa de 2014.

Com o texto do projeto foi também aprovada a emenda de número 7. As emendas 1, 2 e 3 foram retiradas antes da votação e as emendas 4 e 5, bem como a subemenda 1 à emenda 7, foram rejeitadas pelo plenário.

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)

Sem comentários: