Blogue Blue

Blogue Blue

terça-feira, 9 de agosto de 2011

As Praças do PAC terão o mesmo destino da Praça da Juventude?

Um dos modelos de praça com 7.000m2
Em maio de 2011 a Prefeitura de Porto Alegre reconheceu a perda de R$ 1,4 milhão de verba federal destinada à construção da Praça da Juventude, no Bairro Bom Jesus, por não ter condições de elaborar o projeto dentro dos critérios apresentados pelo Governo Federal. Agora, outro caso envolvendo as Praças do PAC está prestes a se repetir. Veja notícia no blog do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro.

O que são as Praças do PAC?



São equipamentos que integram num mesmo espaço atividades culturais, esportivas, lazer, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência, inclusão digital, formação e qualificação profissional. 

No dia 03 de dezembro de 2010 o Governo Federal publicou no Diário Oficial a relação de municípios que receberão as Praças do PAC em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul, 22 municípios foram selecionados para receber as praças, entre eles Porto Alegre. As duas propostas aprovadas para a Capital correspondem a praças de 7.000m2 cada uma, destinadas para a Restinga e Lomba do Pinheiro.

Os recursos terão origem no Orçamento Geral da União e os projetos já estão prontos com todas as plantas e detalhes técnicos necessários publicados (plantas completas aqui).

Desta vez não é a elaboração dos projetos nem o curto tempo as justificativas para a Prefeitura deixar de cumprir o compromisso com a comunidade. Segundo lideranças da Lomba do Pinheiro é "a falta de vontade política de alguns secretários que não agilizam as ações para cumprir os prazos exigidos".

Assim, fica a pergunta: terá a Prefeitura de Porto Alegre condições de construir as Praças ou todos os esforços estão concentrados nas obras para a Copa 2014?
Recado aos Proponentes no Site Praças dos Esportes e da Cultura.

Sem comentários: