Blogue Blue

Blogue Blue

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Gene McDaniels

Gene McDaniels
Gene McDaniels foi um grande cantor e compositor de soul. Nasceu em 1935, em Kansas City mas cresceu em Omaha, Nebrasca. O que chama atenção na carreira de McDaniels é o fato dele ter experimentado mudanças radicais em sua vida. Cresceu acompanhando o pai na igreja e, como era de se esperar, se transformou em cantor de música gospel. Até final da década de 60 McDaniels se movia entre R&B, pop e música gospel. No final de 1960 é que acontece a grande mudança, de fato. Ao mesmo tempo em que experimentava a fusão entre soul, jazz e rock se transformou em ativista político. A luta pelos direitos civis, movimento de protesto contra a guerra e a imensa crise social que se iniciava foram fatores determinantes que influenciaram sua vida e sua carreira musical. 

“The President, he’s got his war
Folks don’t know just what it’s for
Nobody gives us rhyme or reason
Have one doubt, they call it treason”

Gene McDaniels faleceu em 29 de agosto de 2011, há dois dias atrás. 

Selecionei dois vídeos: um gravado em 1962 com a música "Another Tear Falls" e outro, com a música "Nearness",  postado por ele mesmo em 16 de julho de 2011. O vídeo, com pouco mais de 7 minutos, é uma gravação da apresentação realizada em fevereiro de 2011 acompanhado por Tom Snow e Tim Hill.

 "Another Tear Falls" 

"Nearness"

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o músico aqui vai o canal do próprio Gene McDaniels no Youtube. Clique!  No site World Socialist Web Site, a matéria completa sobre McDaniels.

Sem comentários: