Blogue Blue

Blogue Blue

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Entrevista Raúl Zibechi

Queremos mudar o mundo.  Quais são nossas estratégias?
Uma provocação. 


Palestra de Raúl Zibechi "El sistema mundo y los movimientos sociales". 


Trecho: 

"Se não há tecido social, se não há vínculos entre as pessoas não podemos construir movimentos, se há medo. O medo é a força mais paralisante que existe. E é certo que as classes dominantes tem isso muito claro, tem centros de estudos há muito tempo e sabem perfeitamente inculcar medo. E o medo paralisa. O medo impede que nos mobilizemos, que nos organizemos.  

Creio que não há mudança social possível, ou revolução como queira chamar não vamos discutir os nomes, sem crise, sem crise sistêmica. Ou seja, que essa crise que nos vai levar a dor, a sofrimento a situações realmente angustiantes é também uma oportunidade, uma possibilidade de mudar o mundo. E digo mais, e isso é repetir o velho Marx não tem mais segredo, sem crise é impossível imaginar, pensar em modificar o que há diante de nós. Então isso me leva a me perguntar: Pode os movimentos de baixo, isso que chamamos de movimentos populares, movimentos sociais criar um mundo novo nessas circunstâncias? A resposta não está cantada, não é fácil porque os de cima vão usar, estão usando o terror para impedir e nós não sabemos muito bem como reagir. "





Raúl Zibechi: jornalista uruguaio, professor na Multiversidade Franciscana da América Latina. É, também, acessor de vários movimentos sociais. 

Sem comentários: