Blogue Blue

Blogue Blue

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Áreas prioritárias de planejamento urbano em Porto Alegre - Copa 2014

Fonte: SMGAE/Prefeitura de Porto Alegre.


Território Prioritário de Planejamento de Porto Alegre para a Copa 2014. Não é à toa que os projetos apresentados pela prefeitura de Porto Alegre para captar financiamentos do PAC2 foram concentrados para obras nessa região da cidade.

Lixeiras italianas, elitização da Cidade Baixa, tradicional bairro boêmio de Porto Alegre, são algumas entre tantas outras ações que concentram investimentos numa única região da cidade. As demais, nem mesmo a Praça da Juventude, caso alguém lembre, conseguiu sair do papel. Aliás, teve recurso devolvido por incompetência do município em elaborar o projeto. A Praça do PAC na Lomba do Pinheiro por pouco não teve o mesmo destino.  Na época escrevi sobre o caso (http://ongcidade.blogspot.com.br/2011/08/as-pracas-do-pac-terao-o-mesmo-destino.html) mas foi apenas um exemplo pontual. O que dizer da falta de saneamento, urbanização, saúde, transporte, equipamentos de lazer 
abandonados nas áreas pobres?!

E para completar, quem é pobre e vive nessa região está com seus dias contados. As áreas para os pobres de Porto Alegre morarem nesta etapa da administração foram gravadas em 2010 no projeto das AEIS para o programa Minha Casa Minha Vida distantes de tudo que será implementado com estes investimentos. Projeto de AEIS aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, só para não esquecermos disso. 



Os pontos coloridos mostram as AEIS para o MCMV. Em roxo, a área de planejamento prioritário de Porto Alegre para a Copa 2014.





1 comentário:

Frécas!! disse...

Acredito que quem ler esta matéria do blog se interesse por minha pesquisa de mestrado: Percepção de Usuários Acerca de Investimentos Privados em Espaços Públicos de Lazer e Turismo.
Para participar, dando opinião acerca da Orla do Guaíba, basta acessar o link: http://​questionario.iconweb.com.br/​index.php?sid=56187&lang=pt-BR

Desde já, agradeço atenção e colaboração!