Blogue Blue

Blogue Blue

terça-feira, 21 de outubro de 2014

"Para Presidente, Voto na Dilma 13" - Orlando Santos Junior

Orlando Santos Junior
Professor do IPPUR / UFRJ
Pesquisador do Observatório das
Metrópoles
Foto: IHU Unisinos
No próximo dia 26 de outubro, eu voto na Dilma 13.

São muitas as razões que justificam o meu voto, mas de forma sintética, eu gostaria de levantar os seguintes pontos:

Estão em jogo dois projetos muito distintos de sociedade.

Dilma Rousseff representa a esperança no aprofundamento das mudanças na perspectiva da democracia e do enfrentamento das desigualdades sociais, representa a esperança de maior protagonismo dos movimentos populares, representa a esperança no enfrentamento da opressão, da exploração e da discriminação.

Aécio Neves representa a restauração do poder de classe das elites, o atraso, o estado policial, os grandes interesses econômicos. Aécio representa a elite que não se conforma com as mudanças sociais e econômicas, mesmo que ainda pequenas, que promoveram a cidadania de milhões de brasileiros e brasileiras.

A coalizão social e política que sustenta a candidatura da Dilma é conformada, entre outras forças, por setores progressistas comprometidos com a justiça social, com o direito à cidade, com a justiça ambiental, com a reforma agrária, com a democracia e com a ética.

A coalizão social e política que sustenta a candidatura de Aécio é conformada majoritariamente pelas forças mais conservadoras da sociedade brasileira, por grandes grupos econômicos e pelos oligopólios da grande mídia corporativa.

A agenda prioritária apresentada na campanha da Dilma é centrada na continuidade, aprofundamento e aperfeiçoamento dos programas sociais, na universalização dos direitos de cidadania, na promoção da justiça social e ambiental, no respeito a diversidade cultural, na promoção de um país mais igualitário regionalmente, e no aperfeiçoamento dos mecanismos de transparência e de controle social implantados nos últimos anos.

A agenda prioritária apresentada na campanha do Aécio é uma cortina de fumaça que esconde o seu projeto de restauração do poder das elites, e é marcada por um discurso vazio em torno do combate a corrupção - corrupção esta que marca a história do seu partido e dos seus principais aliados – e da construção de um estado policial e repressor, cuja principal bandeira é a redução da maioridade penal.

Por fim, para os que fizeram e são oposição ao atual governo, a vitória de Dilma representa a possibilidade de se manter na oposição na perspectiva de avançar na luta pela democracia e pela justiça social. A vitória de Aécio representaria um cenário sombrio de retorno a resistência, para que as pequenas conquistas não possam ser perdidas.

Dilma representa a aposta na continuidade de um projeto de mudança social efetiva.

Aécio representa a aposta na continuidade de um projeto de dominação política, a mudança para pior, para restaurar o poder de classe das elites.

Nesse cenário, eu voto Dilma 13, pra mudar pra melhor.

Sem comentários: