Blogue Blue

Blogue Blue

domingo, 14 de agosto de 2011

Naquela mesa - Sérgio Bittencourt

Foto: Lucimar F Siqueira
Abaixo, uma breve síntese de um texto que conta a história da música "Naquela mesa" feita por Sérgio Freitas Bittencourt para seu pai Jacob Pick Bittencourt. Está no site do Instituto Jacob do Bandolim.


"Jacob Pick Bittencourt foi um músico carioca nascido em 1918 na Lapa. Cresceu ouvindo o vizinho cego tocar violino mas se dedicou mesmo foi ao bandolim. Ele bem que tentou o violino, mas uma amiga da família, vendo o sofrimento e estrago nas cordas do violino que tentara aos 12 anos, sentenciou: "...o que esse menino quer é tocar bandolim...".


As canções que a mãe cantarolava foram fonte de inspiração para que tirasse as primeiras músicas no bandolim. Escutou choro pela primeira vez da janela de sua casa aos 13 anos e isto marcou para sempre sua vida.

Em 1941 nasceu seu filho Sergio Freitas Bittencourt. Cresceu nas rodas de choro. Tornou-se jornalista e um dos compositores mais importantes do Brasil. Acorda, Alice foi proibida pela censura da ditadura militar. 

"Acorda Alice
Que o país das maravilhas, se acabou

Mas foi com a música dedicada à seu pai que Sérgio ficou conhecido. "Naquela mesa" foi gravada pela primeira vez em 1972 por Elisete Cardoso. Depois, inúmeros outros intérpretes a gravaram. Recentemente Zélia Duncan acompanhada por  Hamilton de Holanda (bandolim) e Nilze Carvalho (cavaquinho) prestou uma homenagem ao pai e ao filho.

Aqui, então, uma homenagem à todos os pais que se foram e que, "da pedra ao vidro deixaram tudo partido", como diria outra Alice:  Alice Ruiz

Naquela mesa ele sentava sempre
E me dizia sempre o que é viver melhor
 
Naquela mesa ele contava histórias
 
Que hoje na memória eu guardo e sei de cor
 
Naquela mesa ele juntava gente
 
E contava contente o que fez de manhã
 
E nos seus olhos era tanto brilho
 
Que mais que seu filho
 
Eu fiquei seu fã

Eu não sabia que doía tanto

Uma mesa num canto, uma casa e um jardim
 
Se eu soubesse o quanto dói a vida
 
Essa dor tão doída, não doía assim
Agora resta uma mesa na sala
 
E hoje ninguém mais fala do seu bandolim
 
Naquela mesa ta faltando ele
 
E a saudade dele ta doendo em mim
 
Naquela mesa ta faltando ele
 
E a saudade dele ta doendo em mim 


1 comentário:

Designer Vera Behs disse...

legal teu Blog,Lucimar!Bjs...........Vera Behs