Blogue Blue

Blogue Blue

terça-feira, 10 de julho de 2012

Vila Dique: lá e cá

Em 16/03/2011 a RBS divulgava uma reportagem sobre a situação precária de saneamento no Loteamento Bernardino da Silveira (reassentamento da Vila Dique). Se a RBS voltasse hoje ao local, constataria que passado pouco mais de um ano, crianças e adultos continuam convivendo com esgoto à céu aberto.

Enquanto isso, a Prefeitura investe em deixar a cidade mais bonita!

"Cidade mais bonita - Porto Alegre já está em processo de embelezamento para a Copa. A Prefeitura tem mapeados, de forma georreferenciada, locais que sofrerão os maiores impactos e que receberão reforço na sinalização, iluminação diferenciada e embelezamento, como é o caso das principais entradas. Serão adotados modelos mais informativos de placas de identificação de ruas, novas estruturas para bancas de flores, frutas e verduras, paradas de ônibus, relógios, cabines telefônicas e lixeiras. Já foi adotado novo padrão para bancas de chaveiros." (Prefeitura de Porto Alegre).

Observando a ação do governo municipal nas duas situações, não dá pra negar que existem problemas quanto ao conceito de cidade para a Prefeitura de Porto Alegre. Aliás, quanto ao conceito de cidade e quanto ao conceito de que parte da cidade ela deve se preocupar. Está explícito: vai ser embelezado os locais onde os turistas andarão. E onde só tem morador? E onde os moradores não são ricos? Por que é que loteamentos populares não podem ser embelezados?

Nada do que está citado acima faz parte do cotidiano dos moradores do Loteamento Bernardino da Silveira (reassentamento da Vila Dique). Isto é porque tanto aquela quanto outras partes da cidade onde a Copa "não passará" não faz parte da Cidade? É o que parece.

Em época eleitoral, propaganda não vai faltar. E quanto mais a Copa se aproxima, mais propaganda ainda. Mas isto é dinheiro público, e as ações que deveriam ser propagandeadas deveriam ser aquelas comprometidas com todos os cidadãos e de norte a sul da cidade.




Vila Dique: abril de 2011

Loteamento Bernardino da Silveira.
Reassentamento da Vila Dique: junho 2012


Sem comentários: