Blogue Blue

Blogue Blue

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Conversão de dívida privada em dívida pública - União Européia

Fonte: Transnational Institute  Transnational Institute (TNI)

O vídeo mostra de forma muito didática como a dívida privada se transforma em dívida pública. O que significa isto? O mercado se posiciona com o jargão de que "quem pode mais, chora menos" e, portanto, o Estado não deve se envolver nas regras de acumulação que o próprio mercado estabelece. Assim, em muitos lugares o Estado assume o papel de servidor do mercado, subvertendo a ordem onde o Estado deve estar numa posição de evitar injustiças sociais.


Desta forma o mercado se lança em disputas comerciais para atender sua lógica de acumulação. Se quer acumular riqueza e não quer o Estado ditando regras para diminuir as diferenças e injustiças sociais, tem que arcar com os riscos. O que o filme mostra é justamente o contrário. Os bancos correram riscos e perderam. Agora buscam no Estado a solução para a crise. Ora, buscar ajuda no Estado é fazer com que a sociedade toda pague por suas dívidas. Se os governos injetam dinheiro para ajudar os banqueiros, este dinheiro sai da própria sociedade sob forma de aumento da carga de trabalho, expulsão de estrangeiros, internação de estrangeiros menores criando verdadeiros  "Guantanamo modernos" (exemplos do caso europeu), etc.


Isto nos serve de alerta. Quanto mais o governo (qualquer esfera) trabalha para viabilizar o lucro dos capitalistas mais a sociedade paga por isto. O exemplo mais clássico no nosso cotidiano está relacionado à especulação  imobiliária. A maior parte do lucro dos empreendedores vem por existir infraestrutura urbana nos locais onde se situam os empreendimentos. Quem instala e quem paga esta infraestrutura urbana?



Sem comentários: