Publicado originalmente no site do Observatório das Metrópoles.
____
A Revista do Projeto Mais Restinga apresenta uma síntese das atividades do Trabalho Técnico Social, no âmbito da Portaria do Ministério das Cidades de número 464/2018, realizado no Bairro Restinga (Porto Alegre/RS) no ano de 2020 e início de 2021.
O projeto apresentou três características principais que o distingue de outras experiências:
- Realizado com saldo de recursos da execução prévia de 4 empreendimentos e aplicados no território (macroárea) onde localizam-se condomínios do Programa Minha Casa, Minha Vida;
- As ações realizadas constituíram-se em atividades de formação profissionalizante na área da cultura, procurando fomentar a cadeia produtiva da cultura, que se apresenta como uma característica forte do bairro;
- As condições pelas quais as ações ocorreram: em contexto de pandemia de Covid-19, momento em que todos os envolvidos (moradores e equipes) necessitavam estar integrados e fortalecidos.
No momento em que as políticas habitacionais e urbanas se encontram em discussão e a população de baixa renda encontra-se bastante fragilizada, é importante observar a experiência do Mais Restinga, sobretudo o foco nos sujeitos do processo e o fortalecimento dos vínculos entre os grupos e comunidades, tornando as políticas públicas mais efetivas em relação aos seus objetivos.
Para saber mais e conferir alguns resultados do Projeto Mais Restinga, acesse:
- Canal Mais Restinga no Youtube: youtube.com/c/ProjetoMaisRestinga
- Página no Facebook: facebook.com/ProjetoMaisRestinga
- Perfil no Instagram: instagram.com/projeto.mais.restinga
Boa leitura!
Lucimar F. Siqueira – Geógrafa, pesquisadora no Núcleo Porto Alegre do Observatório das Metrópoles e coordenadora de campo no Projeto Mais Restinga.
Sem comentários:
Enviar um comentário