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quinta-feira, 1 de março de 2012

Sara Lee e o cafezinho de cada dia

Foto: Lucimar F Siqueira
Para lembrar: os trabalhadores do café sofrem com enorme precarização nas condições de trabalho e moradia. O trabalho temporário não lhe garante sobrevivência ao longo do ano como garante o lucro para as empresas. Tornam-se obrigados a migrar em busca da safra de outros produtos,  viver em alojamentos em péssimas condições e em relações de trabalho que beiram ao escravismo.  


Enquanto isso...


Em 2008, a Sara Lee completou 10 anos no Brasil. Líder nacional no mercado de cafés a Sara Lee ingressou no Brasil por aquisição e o interesse pelo país foi devido ao fato deste ser o primeiro produtor mundial de café e o segundo mercado consumidor.
Deste modo, adquiriu a marca Café do Ponto e sua rede de cafeterias, em 1998. O Café do Ponto foi fundado em 1951 pelas famílias Gonçalves, Asato, Hatori e Sato.

No final de 1998, a multinacional adquiriu a marca café Seleto, que pertencia as famílias Alves, Silva e Pierrot e tornou-se a segunda maior empresa de café do Brasil, com 20% do mercado. A Sara Lee assumiu a liderança por meio de uma negociação específica feita com a Companhia União. A tradicional Companhia União dos Refinadores de Açúcar e Café foi fundada no Brasil por imigrantes italianos em 1910. Em 1975 o controle acionário passou para a Copersucar e foram lançados os seguintes produtos: Coperálcool, Uniálcool, Açúcar Granulado Grançucar e Açúcar Cristal Cristalçucar. Em 1981 foi lançado o Café União embalado a vácuo; em 1985 o Açúcar Granulado Doçúcar e, em 1994, o filtro de Café Pilão.

Em 2000, a Copersucar concentrou suas operações no foco do negócio principal de seus cooperados – cana de açúcar e álcool. A operação de café torrado e moído – marcas Pilão, Caboclo e Café União – foi negociada com a Sara Lee. Comprar as empresas não foi um processo tão trabalhoso como consolidá-las. A adaptação ao novo modelo de gestão proposto pela Sara Lee foi um desafio, já que foram necessários inúmeros ajustes.

Com o objetivo de se tornar a maior fábrica de café torrado e moído da América Latina, foi inaugurada, em 2006, a nova fábrica, localizada em Jundiaí, interior de São Paulo. A nova planta industrial, com 35 mil metros quadrados de área construída, um total de 226.596 metros quadrados, foi planejada para incorporar inovações tecnológicas das mais modernas no processamento e embalagem de café.

Em setembro de 2008, com o objetivo de expandir ainda mais o mercado de cafés, a Sara Lee adquiriu o Café Moka, proprietária das marcas Moka e Jaraguá.
Em 2010 a Sara Lee deu um grande passo para consolidar-se no mercado de café e anunciou a aquisição da Café Damasco, um negócio com base na região sul do Brasil.
O contrato de aquisição dos negócios da Café Damasco incluiu cinco marcas: Damasco, Maracanã, Bom Taí, Pacheco e Palheta.

A Sara Lee é líder de mercado no Brasil, atualmente comercializando as seguintes marcas: Pilão,CabocloCafé do Ponto, Damasco, Maracaná, Bom Taí,Pacheco, Palheta, Seleto, Moka e Jaraguá, nas categorias de cafés, mas ainda temos achocolatados, cappuccinos e filtros. 

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