Blogue Blue

Blogue Blue

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

A geógrafa Lucimar lembrou que os problemas de moradia são reais e concretos Foto: Divulgação

Da Redação

O grupo Carreiras Jurídicas pela Democracia promoveu na última terça-feira (5) o primeiro “Clube do Debate”, com o tema A cidade e sua crise. Estiveram presentes o professor João Farias Rovati, da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, e a geógrafa Lucimar Siqueira, integrante do Observatório das Metrópoles e do Coletivo A Cidade que Queremos.

Rovati destacou que o Urbanismo não tem ganhado a necessária importância do meio acadêmico. Segundo ele, as cidades não são feita de pedras, mas de pessoas com seus valores sobre o bem comum, e não podem servir apenas para a acumulação de riqueza de alguns. Para o professor, causa perplexidade retirar as pessoas de um prédio para deixá-lo vazio. A geógrafa Lucimar lembrou que os problemas de moradia são reais e concretos, trazendo o debate sobre a relação entre espaço e tempo, ou a falta dele que se estabelece nas ocupações realizadas no Centro. Além disso, também falou sobre os aspectos controversos que envolvem o tema da gentrificação.

Durante o evento, que ocorrerá mensalmente, foi lançado o blog “Disputando (o) direito“, que pretende divulgar textos sobre o tema, com ênfase no debate acerca da supressão de direitos e os retrocessos que ocorrem no país.

Editoria: Cidades


FONTE: SUL21

Sem comentários: